Prefeito firma compromisso com o estado para implantação do Centro Ambulatorial de Diagnóstico em Oncologia
Atualizado em: 02/06/2025 – 15:50.
O prefeito Gilberto Selber e a secretária de Saúde, Claudia Mariano participaram na tarde de ontem,29, de uma reunião na Secretaria Estadual da Saúde, dando continuidade às tratativas para a implantação do Centro Ambulatorial de Diagnóstico e Procedimentos de Aguaí, destinado à realização de exames diagnósticos e pequenas cirurgias, com ênfase no suporte à rede de oncologia.
O encontro contou com a presença do secretário de Estado da Saúde, Dr. Eleuses Paiva, do deputado Estadual Barros Munhoz, um dos principais apoiadores do projeto desde sua concepção, do deputado Federal Celso Russomanno, além de prefeitos, secretários municipais de saúde e vereadores, incluindo representantes de Aguaí, São João da Boa Vista e demais cidades pertencentes ao Departamento Regional de Saúde (DRS XIV).
O prefeito, na primeira reunião de discussão sobre o projeto, realizada no início do seu mandato, em fevereiro de 2025, questionou se a Secretaria de Estado da Saúde iria manter o modelo inicial do Ambulatório de Diagnóstico e Procedimentos, estruturado como um equipamento de caráter regional, com gestão, implantação e operacionalização sob responsabilidade do Estado, alinhado à política de fortalecimento da rede de atenção especializada, em especial no suporte à oncologia.
À época, foi enfatizada a relevância do equipamento para a redução das filas de espera para exames de alta complexidade e procedimentos cirúrgicos eletivos, além da ampliação da capacidade assistencial regional, atendendo aos municípios integrantes da DRS XIV, de forma articulada e alinhada às diretrizes de regionalização do Sistema Único de Saúde (SUS).
O Ambulatório Regional modalidade Dia Cirúrgico foi concebido com o objetivo de atender às demandas reprimidas da região, oferecendo acesso a exames de alta complexidade e procedimentos cirúrgicos de menor porte, fundamentais para o fortalecimento da rede regional de oncologia e ampliação da capacidade assistencial no âmbito ambulatorial.
A pactuação para a implantação deste equipamento de saúde vem sendo construída ao longo dos últimos anos, tendo sido iniciada na gestão anterior e atualmente conduzida pelo prefeito Gilberto Selber, que dá continuidade às tratativas. Na reunião mais recente, foi apresentado um novo direcionamento por parte da Secretaria de Estado da Saúde, com alteração no escopo inicialmente pactuado. Diferentemente do modelo anterior, a proposta atual prevê que a gestão, implantação e operacionalização do serviço fiquem sob responsabilidade do município de Aguaí, com custeio assegurado pelo Governo do Estado de São Paulo.
Diante desse novo cenário, o município de Aguaí reafirma seu compromisso com a saúde pública e com toda a população da região, manifestando disposição para dar prosseguimento ao projeto, desde que a construção do modelo de operação ocorra de forma técnica, transparente e participativa, com o envolvimento dos municípios beneficiados, considerando que se trata de uma unidade de caráter regional, vinculada a DRS XIV.
A administração municipal destaca que é imprescindível que o processo decisório e a definição dos serviços a serem ofertados sejam fundamentados em critérios técnicos e nas reais necessidades da população da região, garantindo que o Centro Ambulatorial de Diagnóstico e Procedimentos de Aguaí seja um equipamento efetivo no fortalecimento da rede regional de saúde, com especial atenção às ações de diagnóstico precoce, tratamento oncológico e realização de procedimentos de média e alta complexidade.
O município segue empenhado na defesa de um modelo de gestão que assegure a sustentabilidade financeira e operacional do serviço, alinhado às diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), bem como aos princípios da regionalização, integralidade e equidade, de forma a oferecer atendimento de qualidade à população de Aguaí e de toda a região.